domingo, 3 de junho de 2007

Polêmica!

Estou concluindo a semana alegremente! O domingo já está quase pela metade e estou muito feliz com meu comportamento durante toda a semana e também com o resultado obtido!
.
Já comecei inúmeras dietas mas nunca aconteceu comigo de emagrecer quase 5 kilos em apenas 1 semana! Muito doido.. e olha que a única coisa diferente que estou fazendo é a tal da caminhada em jejum que muitos condenam. Eu sei que é um assunto meio polêmico.. e não quero convencer ningúem a praticá-la também, mas vou tentar explicar pra vocês o meu ponto de vista...
.
A grande maioria dos profissionais da área da saúde (médicos, nutricionistas, professores de educação física) é contra a prática de exercícios em jejum! Pq? A pessoa corre o risco de ter uma hipoglicemia (queda de açucar no sangue) e se sentir fraca, ter tonturas e até desmaiar.
.
Uma minoria dos profissionais da área da saúde é a favor da prática de exercícios em jejum de forma controlada, não exagerada, monitorando os batimentos cardíacos, bebendo muito líquido, pois estudos comprovam que a queima de gordura é muito mais potente.
.
Eu nunca tive problema de ficar muito tempo sem comer e passar mal. Já fiquei umas 10 horas sem comer durante o dia (épocas de muito trabalho) e nem me sentia mal fisicamente. Quando não estava acima do peso e praticava exercícios regularmente, várias vezes eu fui pra academia malhar 2 horas sem tomar café (pois acordava atrasada) e nunca passei mal. Eu sei que o corpo é uma caixinha de surpresas (sempre tem a primeira vez), mas eu conheço o meu e nessa semana de exercícios não me senti mal (nem durante os exercícios), pelo contrário, estou me sentindo muito disposta.
.
Estou praticando a caminhada em jejum de forma controlada. Não passo de 40 min, bebo muuuita água, controlo minha frequência cardíaca (utilizo o polar), a velocidade máxima que atinjo é 5,7 e em momento nenhum me sinto fadigada!
.
Abaixo segue a opnião de 3 profissionais a favor da caminhada em jejum:
.
“Exercícios aeróbicos pela manhã, em jejum, só devem ser feitos com o intuito de emagrecimento e, mesmo assim, com muito cuidado, devido aos perigos de uma hipoglicemia. Em jejum, os estoques de glicogênio estão quase esgotados, porque ninguém se alimenta durante o sono. Com essa hipoglicemia então, ocorre um pico de produção do hormônio do crescimento que tem grande poder lipolítico. A gordura passa a ser o combustível principal. Essa hora de exercícios deve ser evitada por qualquer pessoa que tenha algum tipo de problema cardíaco.” (Paulo Balthar)
.
“A caminhada em jejum atua diretamente na gordura, porque usa o que está estocado como fonte de energia. Mas não pode ultrapassar os 30 minutos, senão você corre o risco de ter uma hipoglicemia (queda na taxa de açúcar no sangue).” (Bianca Bertotti Bueno)
.
“Para aumentar mais ainda os efeitos de queima de gordura dessas sessões, faça-as de manhã, em jejum (antes de comer). Alguns estudos científicos indicam que a gordura é queimada muito mais depressa – até 300% mais depressa – quando você faz exercícios de manhã, em contraposição a fazer os mesmos exercícios a tarde.” (Bill Phillips – Body for Life)
.
Mesmo que vocês não concordem comigo, espero ter explicado o porque de eu continuar a prática da caminhada! De qualquer forma, muito obrigada pelo alerta! Eu sei que vocês só querem o meu bem!
.
Estou pensando em acrescentar em minhas atividades físicas exercícios para braço e perna (fazer em casa mesmo, eu tenho uns equipamentos) e também andar de bike! Vou organizar meus horários e depois conto para vocês!
.
Depois de vencer o coquetel do casamento de sexta, passar um sábado sem exagerar foi moleza! Nem acredito! O dia de ontem terminou suuuper bem! Até me dei de "brinde" um corpus sobremesa de chocolate! Gente, sobremesa m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a e tem apenas 90 calorias! Ótima forma de matar a vontade de comer doce! Alguém já provou? Experimente!
.
Galerinha! Segunda-feira está aí.. vamos aproveitar o resto do domingo para organizar a nossa semana! Prepare cardápios, horários de exercícios, se prepare psicológicamente para que a próxima semana seja de muito sucesso!
.
Um bom restinho e domingo para vocês e uma ótima semana!
.
Bjs!

7 comentários:

Amora disse...

oi Allie!
primeira vez que venho aqui, achei seu blog no da Mari ;D
Eu não tinha pensado nos benefícios da caminhada em jejum, sabia?! Como eu estudo bem cedo de manha, pra mim fica difícil de fazer durante a semana, mas sábado e domingo seria ótimo! e estou precisando mesmo encrementar meu fds com atividade física. Penso em caminhar aqui no bairro mesmo, uma voltinha só pela manhã, chegar emc asa, tomar banho e depois disso, café da manhã ;]

aah.. eu ainda não provei o corpus chocolate, ams valeu pela dica!

posso te favoritar no meu blog??
beijinhos, e parabéns pela semana!

Nocas disse...

Olá!
Parabéns por essa semana de bom comportamento e pelos óptimos resultados que obtiveste.

Li o teu post e acho que vou começar a fazer algum exercício em jejum. Tal como tu nunca tive problemas de hipoglicémia; já passei muito tempo sem comer e nunca me senti mal. Houve uma altura em que queria tanto emagrecer que passei um dia inteiro sem comer...

beijinhos e uma boa semana

Anônimo disse...

Oieee...obrigada pelas dicas de sucos, adorooo banana, com morango então..hihi...serve para usar no shake tb.
tenha uma ótima semana, bjssssssssss

Anônimo disse...

Muita coragem sua em encarar uma dieta tão restrita assim. Li um dos posts onde vc não tomou café, passou o dia a base de sucos. Caracaaaaaaaaaaa, como consegue? Se eu fizer um treco desses pode me internar. Comer pra mim é viceral, é necessário sabe. E mesmo com minha dependência química por comida, não quero ser tão radical assim, nunca. Já fiz essas doideiras e sempre engordei de novo. Ai credo! Primeira vez que venho aqui e te dando conselhos assim, mas confesso que me assustei com o tanto que emagreceu em uma semana. Se cuida de verdade e não queira passar a carroça na frente dos bois.

Volto mais vezes pra te dar apoio, pra te dar forças e pra te dar puxão de orelha tb. Hahahaha!

Unknown disse...

Oi meu nome é Janaina e estou super acima de me peso e não tenho saco de ir pra academia por isso tomei a decisão de começar a caminhar só q ´como meu dia é todo tomado só me resta acordar cedo e ir.Não sinto fome de manhã por isso entrei no google pra saber sobre caminhadas em jejum.Achei super interessante seu blog.Bjos depois te conto os resultados.Meu email é jana22pinheiro@hotmail.com

Ana disse...

OLÁ. Passei por aqui, só por acaso e só queria te dar uma ajudinha, não sei se você conhece mas deveria ir ao site da Dani Tâmega. é um máximo! tem um monte de informação interessante e é um bom incentivo!!bjs

Nah disse...

Allie, ontem fui informada sobre os benefícios da caminhada em jejum e começei hoje. Não me senti mal e nem senti fome.. e sem contar que faz muito bem pra mente! agora é só esperar os resultados!